quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Fitinhas do Senhor do Bonfim voltam a ser fabricadas após 20 anos



Ícone tradicional da religiosidade baiana, a Fitinha do Senhor do Bonfim voltará a ser fabricada no estado após 20 anos. A novidade foi anunciada nesta quarta-feira (27), durante o lançamento de um pacote de ações feito pela Secretaria do Turismo da Bahia juntamente com a Arquidiocese de Salvador. Atualmente, o artigo é produzido apenas no interior de São Paulo e é feito em material sintético.
Durante o evento, que contou com a participação do secretário Domingos Leonelli e do arcebispo primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, foi apresentado também o portal oficial do turismo religioso baiano (www.turismoreligiosobahia.com.br) e um curso de inglês voltado para 25 profissionais que atuam no receptivo de igrejas em Salvador.
Para Leonelli, as ações contemplam os três eixos da estratégia de desenvolvimento do setor no Estado: Qualidade, com o curso de capacitação, Inovação, com a criação do portal e Integração Econômica, com a formatação de uma cooperativa que vai comercializar, além das fitinhas do Bonfim, imagens e objetos sacros, beneficiando a comunidade local. “O turismo religioso é forte em todo o mundo e em diversos lugares do Brasil. Na Bahia não poderia ser diferente, pois temos todos os apelos para receber milhares de visitantes deste segmento. Essas ações integradas servem para estrutura melhor o setor em todas as suas vertentes”, afirmou.
Atualmente, 100 mil turistas vêm à Bahia exclusivamente por motivos de religião e o objetivo, conforme o secretário, é ampliar esse número. “Temos diversas festividades tanto em Salvador como no interior a exemplo de Bom Jesus da Lapa, Serrinha, Anguera, Candeias, dentre outros locais. A ideia é ampliar a promoção e estruturar os destinos para o turismo”, finaliza.
Para o arcebispo primaz do Brasil, dom Murilo Krieger destacou a parceria com a Setur para a geração de emprego e renda e divulgação do patrimônio religioso na Bahia. “Nós queremos que as pessoas vejam aquelas riquezas que nós temos, nesse campo religioso e turístico. Queremos preservar esse patrimônio e colocar à disposição de todos, mas, para isso, esse patrimônio precisa ser conhecido. Eu tenho certeza que esse trabalho de parceria da Secretaria do Turismo com a Igreja Católica, renderá para nós bons frutos no sentido que mais e mais pessoas visitarão as nossas igrejas e museus, além de ser, para tantas outras pessoas, uma nova possibilidade de emprego, de melhorar a sua própria vida”.
Fábrica de fitinhas e capacitação
De acordo com o coordenador da Cooperativa de Produtores de Artigos Religiosos e Culturais (Cooparc), Moisés Cafezeiro, a entidade vai gerir uma fábrica dedicada à produção artesanal variada de estatuetas, mobiliário sacro, além de velas e outros artigos, dentre eles a tradicional fitinha do Senhor do Bonfim. “A fita que é vendida hoje não arrebenta e os três pedidos aos santo dificilmente são atendidos. Vamos fazer um material em algodão e o santo vai voltar a fazer graças”, brincou.
O espaço, conforme Cafezeiro, funcionará na avenida Beira Mar, no bairro da Ribeira, Península de Itapagipe e também contará com um memorial dos atrativos turísticos da Baía de Todos-os-Santos.
A superintendente de Serviços Turísticos da Setur, Cássia Magalhães, informa que a capacitação, que será voltada para profissionais que atuam no receptivo turístico das igrejas, terá 160 horas de duração e as aulas ocorrerão às segundas, quartas e sextas-feiras. O curso será ministrado pelo Sest/Senat e beneficiará 25 pessoas em sua primeira fase. A primeira aula será no dia 4 de dezembro.



Inscrições encerrando...



Atenção! Encerram na próxima segunda (2/12) as inscrições para o Fazcultura. Não perca! Confira aqui: http://ow.ly/reoCT

Vem ai...


Consolidando o Projeto Esporte no Meu Bairro, a Secretaria promove o I Torneio Natalino com times formados pelos alunos do professor Joelson.
Esse evento fecha o ano das atividades do Projeto, retornando no ano que vem.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Homenagem Natal 2013

Homenagem aos amigos, parceiros e colaboradores, que nos ajudaram a caminhar durante nosso primeiro ano de existência!

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

está chegando a hora




Nesse fim de semana tem evento que reúne grandes nomes da Capoeira Na Bahia. O Mestre Barão Capoeira tema honra de convidar a todos para participar desse evento. " O evento promete!!! Aprecie sem moderação!!!

FONTE: ASCOM JAGUAQUARA

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

III Conferência Nacional de Cultura



A delegação baiana se prepara para representar o estado na III Conferência Nacional de Cultura (III CNC), que acontecerá em Brasília de 27 de novembro a 1º de dezembro.

Além de defender as 10 propostas elaboradas na V Conferência Estadual de Cultura (V CEC), o grupo de 52 delegados pleiteará o aumento de recursos para a Cultura, visando à implantação e o bom funcionamento dos Sistemas de Cultura no Brasil, em âmbito municipal, estadual e federal. Fique por dentro:http://ow.ly/r1u5q

Fase decisiva no Bairrão 2013




Alô amantes do futebol
é neste domingo...  está chegando ao final o bairrão 2013!
Quem vai levar esse título?
A partir de agora, quem perder está fora da disputa!

Campeonato de Bairros 2013
é neste domingo... grande jogo a partir das 3 da tarde!  

GALÍCIA x SÃO JORGE

Venha ao estádio  e traga sua família...

Realização: PMJ e SEC

Projeto Esporte no meu bairro



No dia 18 de novembro, na quadra da malvina, o professor Joelson deu aula para mais de 30 crianças e adolescentes...
O Projeto Esporte no Meu Bairro continua nos bairros das Malvinas e São Jorge, com intuito de promover qualidade de vida e lazer para todas as crianças e adolescentes dos respectivos bairros que foram escritas no projeto.
 
"A importância desse projeto para esses jovens é a tentativa de inclusão na sociedade e principalmente uma forma de disciplinar com esporte e lazer", comenta o professor Joelson


Dia da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).

Parabéns a todos os negros que contribuem para o crescimento da nossa cidade e do nosso país.
Nosso carinho em especial para a Comunidade Quilombola Lindolfo Porto.


quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Morre o ator Jorge Dória, aos 92 anos.



RIO - Morreu às 15h05 desta quarta-feira o ator Jorge Dória, aos 92 anos, por complicação cardiorrespiratória e renal. Recluso há nove anos em decorrência de um derrame cerebral, o artista estava internado no CTI do Hospital Barra D'Or desde o dia 27 de setembro, por conta de uma pneumonia.
Muito emocionada, a viúva Isabel Cristina Gasparin falou ao site de Patricia Kogut:
- Ele foi tudo para mim, eu o amei demais. Ele foi um guerreiro, um cara muito forte, que me ensinou tudo na vida.
De acordo com ela, o velório será na noite desta quarta-feira (6), no Memorial do Carmo, no Caju, no Centro do Rio. A cremação será na quinta-feira, às 16h.

Personagens marcantes na comédia

A veia cômica marcou as atuações de Dória, tanto no teatro - onde teve performance elogiada em "A Gaiola das Loucas" (1974), por "suas composições estudadas no lugar de mera exibição de trejeitos afeminados", nas palavras do crítico Yan Michalski - como na TV. Em emissoras como Tupi e Globo, ele encarnou diversos personagens marcantes, como o primeiro Lineu de "A grande família", sucesso entre 1973 e 75. 
Na lembrança de amigos e admiradores como o diretor Mauricio Sherman, tinha desde o começo a vocação para se tornar uma espécie de "rei do improviso".

Dória ajudou "A grande família" a se tornar rapidamente um programa popular ao lado de nomes como Eloisa Mafalda, que vivia a Nenê, Osmar Prado, Luiz Armando Queiroz, Djenane Machado e Paulo Araújo.
- Era um programa diferente, todas as cenas se passavam dentro de um ambiente, como se fosse um teatro. É impressionante o heroísmo daquele personagem na sua dificuldade financeira, tendo que carregar a duras penas aquela família, com todos os problemas, morando naquela casa - disse Dória, em depoimento ao "Memória Globo" em 2002.
Sua última novela foi "Malhação", em 2001. Fez ainda participações em programas humorísticos como "Sai de baixo", "Os normais" e "Zorra total", onde fez sucesso no papel de um pai desgostoso com o filho homossexual que sempre repetia o bordão: "Onde foi que eu errei?". No cinema, ainda atuaria em "O homem do ano" (2003), de José Henrique Fonseca. Ao longo da carreira participou de 28 novelas e 22 filmes.



FONTE: http://oglobo.globo.com/cultura/morre-ator-jorge-doria-aos-92-anos-1-10702428