Jaguaquara possui uma das 3.000 comunidades quilombolas existentes no país. A comunidade Quilombola Lindolfo Porto e mais de 1.800 comunidades, como essas já são certificadas pela Fundação Cultural Palmares (FCP), com sede também em Salvador na Bahia, totalizando cerca de 2,2 milhões de pessoas.
“Os exemplos de titulações concluídas devem-se à luta persistente dos movimentos em favor dos direitos quilombolas do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) – órgão da esfera federal, competente pela delimitação e titulação das terras ocupadas pelos remanescentes de quilombos”. Uma luta árdua de grandes personagens de nossa terra, luta esta iniciada por nossa Saudosa Nilzete Natália que atuou com compromisso em diversos setores de nosso município, acompanhada de pessoas como Luiza Gonzaga e Hilda Santos, sem contar as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social que juntas acompanharam todas as etapas durante o longo desses anos. Todos esses puderam dar inicio ao processo que legalizaria as condições dos remanescentes de escravos aqui em nossa terra. As comunidades quilombolas se autodefinem por estarem diretamente ligadas à relação que esse grupo étnico possui com a terra, território, ancestralidade, tradições e práticas culturais. A importância da preservação desse patrimônio assegura a potencialização de sua capacidade autônoma, seu desenvolvimento econômico, etnodesenvolvimento e a garantia de seus direitos territoriais. Pensando nisso a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social de nosso município que tem uma relação proximal com infinita intensidade com os moradores da comunidade quilombola Lindolfo Porto, não deixou de buscar os setores responsáveis para a certificação deste grupo, merecedor do reconhecimento que lhes é devido e carente de atenção especial por parte de todos aqueles que podem destinar... Na Primeira quinzena de Maio, A diretora do Desan, A Sra. Edione Agostinone, Angela Donofrio e Cledson Silva, todos representantes da Assistência Social, estiveram na Fundação Cultural Palmares para receber o certificado de reconhecimento da comunidade aqui no município. No último sábado dia 18 de maio, dia em que Jaguaquara completou seus 92 anos de emancipação política, os moradores da comunidade Lindolfo Porto puderam juntos apreciar a entrega de sua certificação que foi realizada com muita alegria e festa!
A comunidade organizada pode apresentar a cultura impregnada em suas raízes e mostrar para o público presente a força original e desenvoltura de um povo lutador, castigado há mais de 500 anos pelo descrédito e atualmente pelo preconceito de participarem da formação do povo brasileiro entrando com trabalho forçado e sem vantagens. Embora registrado a abolição da escravatura, muitos ainda continuam escravos das grandes massas, do preconceito racial, da vulnerabilidade social e outras mazelas que tanto assolam o nosso povo. Após essa certificação, a vida da Comunidade Lindolfo Porto terá um cenário diferente. Agora terão incentivos destinados diretamente ao grupo, o que facilitará a sobrevivência, melhorando a qualidade de vida, o que lhe possibilitará novos horizontes. O prefeito Giuliano Martinelli agradece a todos que de forma direta ou indiretamente contribuíram para que essa certificação se tornasse realidade. “Esse povo merece toda a atenção que pudermos oferecer!” Comenta. Ressalta ainda que continuará apoiando-os como já vem fazendo desde o início de sua gestão, através de toda a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e da PMJ. Convidado para participar das apresentações culturais, Giuliano arriscou alguns passos e partilhou a alegria de mais uma conquista para o povo!
Jaguaquara no caminho certo! Progresso de Nossa Terra, Satisfação de Nosso Povo!!!
A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer a Sra. Núbia Louzado, esteve la presente também nesse evento que com certeza marcou a nossa história e destacou a importância cultural da Comunidade Quilombola Lindolfo Porto.
Fonte: Ascom Jaguaquara
Nenhum comentário:
Postar um comentário