Cena do filme “Helio Oiticica” Divulgação |
BERLIM - A produção romena "Child's pose", de Calin Peter Netzer, foi eleita pela Federação Internacional dos Críticos de Cinema (Fripresci) como o melhor filme da competição do 63º Festival de Berlim, cujos vencedores dos prêmios oficiais serão conhecidos na noite deste sábado (16). O longa-metragem fala sobre uma arquiteta da classe alta de Bucareste que move mundos e fundos para livrar o filho da condenação pelo atropelamento e morte de um adolescente de família humilde. O júri da imprensa especializada, que reúne críticos de diversos países, elegeram também os melhores filmes de outras importantes mostras do festival alemão.
O documentário brasileiro "Hélio Oiticica", de Cesar Oiticia, foi escolhido como o melhor título da seção Forum, que reúne títulos de narrativa mais arrojada. Vencedor do troféu Redentor de melhor documentário no Festival do Rio de 2012, o filme fez parte de um pacote de atividades em homenagem ao artista plástico carioca, que incluia curtas do artista, uma exposição e a montagem de duas instalações da série "Cosmococas". "Hélio Oiticica" também levará outro prêmio paralelo, o Caligari, dirigido a artistas ou filmes que contribuem com inovações estéticas.
A crítica internacional elegeu o drama "Inch'Allah", coprodução entre a França e o Canadá dirigida por Anaïs Barbeau-Lavette, como o melhor filme da mostra Panorama, a seleção paralela mais importante da Berlinale. O filme é centrado na rotina de uma médica canadense em Jerusalém que atende pacientes palestinos em Ramallah.
FONTE: O GLOBO
Nenhum comentário:
Postar um comentário