Durante encontro com prefeitos em Brasília, a ministra da cultura Marta Suplicy anunciou a intenção do governo federal em patrocinar “flashmobs” durante a Copa do Mundo, por meio do Ministério da Cultura. "Flashmobs" são mobilizações espontâneas de grupos urbanos que se juntam em espaços públicos para realizar qualquer tipo de atividade que quebre o curso cotidiano das pessoas na rua. As intervenções podem ser de dança, música, teatro e, até, de protestos.
A ideia é que prefeitos e secretários de Cultura sugiram praças ou outros lugares públicos onde seriam alocados os grupos financiados pelo governo. Por meio de editais, contratará, em parceria com as cidades-sede, grupos que tenham a ver com a identidade cultural da respectiva região. "A gente não tem que reformar nada, não gasta nada e é um produto cultural. E as cidades que não são sedes elas podem fazer no dia do jogo – telão para transmissão", disse.
O investimento, conforme Marta, seria "irrisório", mas o retorno, "retumbante". "Imagine se um grupo de pessoas se junta em uma praça para filmar e põe na internet. O efeito disso pode ser gigantesco", justificou. As informações são da Folha de S. Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário